81 99531-1744

81 99144-1100 (Claro)

81 98710-0574 (Oi)

Atendimento 24 horas

Tratamento especializado em Álcool e Drogas em Recife e Região para voluntários e involuntários.

FALANDO SOBRE DROGAS Conheça os efeitos das drogas

A distribuição da DROGA pelo corpo

Quando a droga é absorvida pela corrente sanguínea passa a ser distribuída pelo corpo. A maior parte das drogas não tem uma distribuição regular em todas as partes do corpo. Como esta distribuição é regular resulta em concentrações diferentes nos diversos tipos de tecidos, por ser solúvel em água, a distribuição do álcool é mais uniforme e neste sentido difere da maioria das drogas (substâncias psicoativas), tais como: Álcool, Maconha, Cocaína, Crack...

Abaixo os mecanismos de ação no S.N.C. de algumas substâncias psicoativas e subdividida nas classes de:

DEPRESSORAS

Promovem uma diminuição das atividades cerebrais e das funções orgânicas:

• Álcool*
• Opióides (ex.: Morfina)

ESTIMULANTES

Essa classe de drogas é conhecida como estimulantes, são elas:

• Cocaína*
• Crack*
• Anfetamina
• Nicotina
• Cafeína
• Ecstasy

ALUCINÓGENAS

Alteram a percepção e o senso do tempo e noção de espaço:

• Maconha*
• LSD (Ácido Lisérgico)
• Mescalina.

Conhecendo o Álcool

O uso sistemático do álcool causa dependência psíquica e física. O alcoolismo é uma doença crônica, que quando os alcoolistas são privados da droga; a abstinência, caracteriza suor frio, tremores nervosos, hipertensão, taquicardia, confusão mental, alucinações, intensa agitação motora e convulsões. O abuso desta droga poderá provocar coma alcoólico e morte!

Conhecendo a Cocaína

A Cocaína é uma droga que provoca euforia, loquacidade, disfarça o cansaço físico, as pupilas se dilatam, o ritmo cardíaco e pressão arterial aumentam, o usuário da Cocaína torna-se impaciente, irritando-se com facilidade. A Cocaína pode produzir alucinações e delírios paranoicos e as funções respiratórias e cardíacas podem diminuir ao ponto de causar a morte.

Conhecendo o Crack

O efeito buscado pelos usuários do crack é obtido em três a cinco segundos. Passado o efeito estimulante de euforia são acometidos de um forte sentimento de angústia, de desânimo, e assim sentem-se forçados a usá-la várias vezes em um pequeno espaço de tempo e em doses sempre maiores (a fim de sentir a mesma euforia). Devido a grande compulsão e obsessão é comum que os dependentes do crack, furtem objetos de seus familiares, e pratiquem pequenos/grandes delitos na rua, ou até mesmo venderem seus objetos com o propósito de comprar mais um dose da substância. Esta droga, como as demais, também é mortal!

Conhecendo a Maconha

A verdade que a maconha é uma droga ‘leve’ é mito. A erva conhecida por maconha está incluída entre as drogas cujos efeitos predominantes são alucinógenos. Ou seja, a maconha haja no Sistema Nervoso Central provocando alucinações ou perturbações de diversos tipos. O consumo desta droga afeta a memória dos seus usuários, o uso da maconha está associado a diversas comorbidades, tais como: Esquizofrenia, Bipolaridade, Transtorno de Déficit da Atenção, Transtorno da Irritabilidade, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, entre outras.